Slides da EBD
LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm TEXTO ÁUREO "Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva" (Lc 4.25,26). VERDADE PRÁTICA Para socorrer e sustentar os seus filhos, DEUS usa os meios mais inesperados LEITURA DIÁRIA Segunda -1 Rs 17.4 Provisão em Querite Terça - 1 Rs 17.12 Escassez em Sarepta Quarta - 1 Rs 17.13 DEUS em primeiro lugar Quinta - 1 Rs 17.14 A suficiência divina Sexta -1 Rs 17.19 O poder da oração intercessória de Elias Sábado -1 Rs 17.21 O poder da oração perseverante LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Reis 17.8-16 8 Então, veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9 Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. 10 Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba. 11 E, indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão. 12 Porém ela disse: Vive o SENHOR, teu DEUS, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.13 E Elias lhe disse: Não temas; vai e faze conforme a tua palavra; porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho. 14 Porque assim diz o SENHOR, DEUS de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. 15 E foi ela e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. 16 Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do SENHOR, que falara pelo ministério de Elias. Em 1Rs17.7 O RIBEIRO SE SECOU. Quando o ribeiro se secou, DEUS dirigiu Elias a ir a uma terra pagã, habitada por adoradores de Baal, e ali DEUS o sustentou através de uma viúva pobre (v. 9). Tal experiência reforçou ainda mais a confiança que Elias tinha na providência divina. Às vezes nos surgem adversidades, mesmo quando estamos na vontade de DEUS. Em meio a experiências deste tipo, DEUS poderá nos assistir de uma maneira diferente e maravilhosa, além do que podemos esperar.
Em 1Rs 17.15 E ASSIM COMEU ELA... E A SUA CASA MUITOS DIAS. DEUS estava atento às necessidades e aflições de uma viúva pobre. Ele enviou Elias para fortalecer-lhe a fé e trazer-lhe bênçãos materiais no momento em que ela julgava que tudo estava perdido (v. 12). A fé que essa viúva tinha em DEUS e na sua palavra, através do profeta Elias, levou-a a permutar o certo pelo incerto, e o visível pelo invisível (vv. 10-16; cf. Hb 11.27). A viúva crente recebeu do profeta de DEUS, não somente uma bênção material, como também uma bênção espiritual.
PALMA
kaph ih?): "palma (da mão)”. Os cognatos deste substantivo sao atestados no acadiano, ugaritico. aramaico. arabe, etiopico e egipcio. Ocorre por volta de 193 vezes no hebraico biblico e em todos os periodos. Basicamente, kaph representa a “palma”, a parte concava da mão em oposicao aos dedos e dorso da mão. Lemos que parte do ritual da purificacao dc um leproso e que "o sacerdote tomara do logue de azeite e o derramara na palma da sua propria mão esquerda" (Lv 14.15). A palavra descreve toda a face anterior da mão quando e posta em forma de concha ou a “concavidade da mão”. Deus disse a Moises: “Quando a minha gloria passar, te porei numa fenda da penha e te cobrirei com a minha mão, ate que eu haja passado" (Ex 33.22; cf. Sl 139.5). Esta palavra significa “punho”, especificamente o interior do punho. A mulher de Sarepta disse a Elias: “Vive o SENHOR, teu Deus, que nem um bolo tenho, senao somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija” (1 Rs 17.12). Tratava-se, realmente, de quantidade muito pequena de farinha —o suficiente para fazer apenas um pequeno biscoito. (Dicionário Vine - CPAD)
Pode muito em seus efeitos - energeõ (€i*epyci.j), "aplicar poder, ser operativo. trabalhar" (seu significado habitual), é verbo que aparece cm 2 Co 1.6 (ARA): Gl 2.8 e 1 Ts 2.13 (ARA). Em Tg 5.16. a palavra supérflua “eficaz" é omitida, a sentença é traduzida por: “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos", estando o verbo na forma participial presente. Aqui o significado pode ser “um seu trabalho interior**, ou seja. no efeito produzido na pessoa que ora, colocando-a em linha com a vontade de Deus, como no caso de Elias. (Dicionário Vine - CPAD) INTERCESSÃO Substantivo. enteuxis (IvtcuÇiç) denota primariamente “iluminação em, encontro com” (cognato de B); então, “conversação"; por conseguinte, “petição”, significado frequente nos papiros; é termo técnico para descrever a aproximação a um rei, e, assim, para se chegar a Deus em “intercessão”. É traduzido em 1 Tm 4.5 por “oração"; no plural, ocorre em 1 Tm 2.1 (ou seja. buscando a presença e ouvindo de Deus em favor de outros). sinônimos proseuche, deesis. B. Verbos. 1. entunchanõ (evTvyxái/b)), primariamente “concordar com, harmonizar-se com, encontrar-se para conversar"; portanto, “fazer petição", especialmente “fazer intercessão, pleitear com uma pessoa”, quer a favor ou contra outros: (a) contra (At 25.24, “tem falado”, ou seja, contra Paulo); cm Rm11.2, refere-se a Elias que “fala” a Deus contra Israel; (b) a favor, em Rm 8.27, acerca da obra intercessora do Espírito Santo em favor dos santos: Rm 8.34, a respeito de semelhante obra intercessora de Jesus; o mesmo se dá em Hb 7.25. 2. huperentunchanò ( tm c p e i/T ir y x á v iij) , “fazer petição” ou “interceder em favor de outrem” (formado de huper, “em favor de”), é usado em Rm 8.26, acerca do trabalho do Espírito Santo em fazer “intercessão” (veja Rm 8.27). (Dicionário Vine - CPAD) A palavra mãdad também expressa a idéia de estender e estirar: “Então, [Elias] se mediu [se estendeu] sobre o menino três vezes” (1 Rs 17.21).(Dicionário Vine - CPAD) INTERAÇÃO Professor, hoje estudaremos a respeito do cuidado e da provisão divina para com o profeta Elias. No decorrer da lição, procure enfatizar o cuidado de DEUS para com aqueles que se dispõe a fazer sua vontade. O Senhor não mudou, como um pai amoroso Ele continua a cuidar de seus filhos. Elias foi fiel ao Todo-Poderoso ao cumprir sua missão - confrontar a apostasia no reino do Norte. A sua devoção e zelo pela Palavra do Senhor, fez com que ele precisasse de um lugar seguro para refugiar-se. O próprio DEUS escolheu e preparou este lugar, em Sarepta. Ali, uma pobre viúva seria usada como parte do plano de provisão do Senhor. Aprendemos com este episódio que o Pai Celeste é o nosso Provedor. Ele, como o Bom Pastor, supre as nossas necessidades. Confie! OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Compreender que DEUS é o nosso provedor. Explicitar o poder da graça de DEUS para com os povos gentílicos. Conscientizar-se do poder da Palavra de DEUS e da oração. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Prezado professor, para introduzir o tópico II da lição utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Fale que além da viúva de Sarepta, as Sagradas Escrituras falam sobre outras mulheres estrangeiras que o Senhor acolheu através do seu povo. Raabe, Rute e a mulher siro-fenícia comprovam que DEUS não pertence a nenhum grupo específico. Ele é infinito e seu Santo Espírito sopra onde quer. A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES ENTRANGEIRAS NAS ESCRITURAS Raabe Habitante de Jericó na época da invasão de Israel à Canaã. Sua história é narrada em Josué 2.1-22; 6.17-25. Há, sobre ela, referências claras em o Novo Testamento. Aqui, o autor sagrado atribui a salvação de Raabe à sua fé (Tg 2.25; Hb 11.3). Rute Uma moabita que casou com dois fazendeiros judeus: Malom (Rt 4.10), um dos filhos de Elimeleque e Noemi (4.3; 1.2), e Boaz, um parente de Elimeleque (4.3). A mulher Síro-Fenícia Mulher gentílica, da região de Tiro e Sidom, que pediu a JESUS para curar a sua fi_lha (Mc 7.26; cf. Mt 15.21,22). RESUMO DA LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA 1. A fonte de Querite. 2. Elias em Sarepta. II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS 1. A soberania e graça de DEUS. 2. A providência de DEUS. III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS 1. A escassez humana e a suficiência divina. 2. DEUS, a prioridade maior. IV. O PODER DA ORAÇÃO 1. A oração intercessória. 2. A oração perseverante. SINÓPSE DO TÓPICO (1) Num momento de crise Elias se afastou do seu povo e de sua terra e refugiou-se em território fenício. SINÓPSE DO TÓPICO (2) Pela sua soberania e graça, DEUS incluiu uma estrangeira em seu plano. SINÓPSE DO TÓPICO (3) Na escassez humana vemos a suficiência divina através do poder da Palavra de DEUS. SINÓPSE DO TÓPICO (4) O clamor intercessório e perseverante confirmam o poder da oração. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Geográfico" Sarepta Durante os três anos de seca sofridos por Israel nos dias de Acabe, DEUS enviou Elias, que havia pronunciado o julgamento de Israel, à cidade fenícia de Sarepta, para que ali fosse sustentado. Nesta cidade, a viúva com a qual o profeta viveu desfrutou um suprimento perene de azeite e farinha, e experimentou a alegria de ter seu filho ressuscitado dos mortos (1 Rs 17.8-24). A cidade estava localizada a aproximadamente treze quilômetros ao sul de Sidom, ao longo da costa mediterrânea, na estrada para Tiro. Também é conhecida como Zarefate em algumas versões (Ob 1.20) e como Sarepta no NT (Lc 4.26) é a moderna Sarafand. Sarepta é mencionada em textos ugaríticos do século XIV a.C. e em papiros egípcios do século XIII a.C junto com Biblos, Beirute, Sidom e Tiro como uma das principais cidades da costa (ANET, p. 477). Tanto Senaqueribe como Esar-Hadom reivindicam ter tomado Sarepta de acordo com as inscrições assírias (ela foi chamada Zaribtu, ANET, p.287)" (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.1768). BIBLIOGRAFIA SUGERIDA - Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. SAIBA MAIS PELA Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 53, p.39. QUESTIONÁRIO LIÇÃO 6, A VIÚVA DE SAREPTA Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013 Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas TEXTO ÁUREO 1- Complete: "Em verdade vos digo que muitas __viúvas__ existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande __fome__; e a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher __viúva__" (Lc 4.25,26). VERDADE PRÁTICA 2- Complete: Para socorrer e __sustentar__ os seus __filhos__, DEUS usa os __meios__ mais inesperados. COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO 3- Por que a visita do profeta Elias a terra de Sarepta, onde foi acolhido por uma viúva pobre, é emblemática? ( ) DEUS cuida de cada um de seus filhos. ( ) O episódio revela a soberania de DEUS sobre as nações. I. UM PROFETA EM TERRA ESTRANGEIRA 4- Por que Elias precisava sair de cena por um tempo e por que não poderia ficar em Querite? ( ) Logo após profetizar uma grande seca sobre o reinado de Acabe, Elias recebeu a orientação divina: "Vai-te daqui, e vira-te para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão" (1 Rs 17.3). ( ) Elias havia se tornado uma persona non grata no reinado de Acabe. ( ) Seguindo a orientação divina, ele refugia-se primeiramente próximo à fonte de Querite. ( ) Era um lugar de sombra e água fresca, mas não representava o ponto final de sua jornada. ( ) Ele não poderia fixar-se naquele local porque ali não havia uma fonte permanente, mas uma provisão em tempos de crise (1 Rs 17.7). ( ) Quem faz de "Querite" seu ponto final terá problemas porque certamente secará! 5- Por que Elias refugiou-se em Sarepta? ( ) Elias afasta-se de seu povo e de sua terra, indo refugiar-se em território fenício (1 Rs 17.9). ( ) A geografia bíblica informa-nos que Sarepta era uma pequena localidade situada a cerca de quinze quilômetros de Sidom, terra da temida Jezabel (1 Rs 16.31). ( ) Às vezes o Senhor faz coisas que parece não ter lógica alguma! ( ) No entanto, esse foi o único lugar no qual o rei Acabe jamais pensaria em procurar o profeta (1 Rs 18.10). ( ) São nas coisas menos prováveis que DEUS realiza seus desígnios! Sarepta parecia ser uma terra de ninguém, mas estava no roteiro de DEUS para a efetivação do seu propósito. II. UMA ESTRANGEIRA NO PLANO DE DEUS 6- Na soberania e graça de DEUS ELE usou uma viúva para abençoar ao seu servo - quem era ela? ( ) Quando o Senhor ordenou ao profeta que se deslocasse até Sarepta, revelou-lhe também qual era o seu propósito: "Ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente" (1 Rs 17.9). ( ) Elias precisava sair da região controlada por Acabe e isso, como vimos, aconteceu quando ele se dirigiu a Sidom, na Fenícia. ( ) O texto é bem claro em referir-se à viúva como sendo um instrumento que o Senhor usaria para auxiliar a Elias: "Ordenei ali a uma mulher viúva". ( ) Quem era essa viúva ninguém sabe. Todavia, foi a única escolhida pelo Senhor, dentre milhares de outras viúvas, para fazer cumprir seu projeto soberano (Lc 4.25,26). ( ) Era uma gentia que, graças ao desígnio divino, contribuiu para a construção e desenvolvimento do plano divino. 7- Como a providência de DEUS se revelou a Elias? ( ) A providência divina para com Elias revelou-se naquilo que Paulo, muito tempo depois, lembrou (1 Co 1.27). ( ) Um gigante espiritual ajudado por uma frágil mulher! Sim, uma mulher viúva e pobre. ( ) Muito pobre! Ficamos a pensar o que teria passado pela cabeça do profeta quando o Senhor lhe disse que havia ordenado a uma viúva que o sustentasse. ( ) Era de se imaginar que a mulher possuísse algum recurso. ( ) Como em toda a história de Elias, a provisão de DEUS logo fica em evidência. ( ) A providência divina já havia se manifestado nos alimentos trazidos pelos corvos (1 Rs 17.4-6). ( ) Agora revelar-se-ia através de uma viúva pobre. III. O PODER DA PALAVRA DE DEUS 8- Como a suficiência divina opera na escassez humana? ( ) A mulher que DEUS havia levantado para alimentar Elias durante o período da seca disse não possuir nada ou quase nada: "nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos." (1 Rs 17.12). ( ) De fato o que essa mulher possuía como provisão era algo humanamente insignificante! ( ) A propósito, o termo hebraico usado para punhado, dá a ideia de algo muito pouco! Era pouco, mas ela possuía! ( ) DEUS queria operar o milagre a partir do que a viúva tinha. ( ) A suficiência divina se revela na escassez humana. O pouco com DEUS torna-se muito! 9- Como colocar DEUS como nossa prioridade maior, aprendendo com essa viúva? ( ) O profeta entrega à viúva de Sarepta a chave do milagre quando lhe diz: "porém faze disso primeiro para mim um bolo pequeno e traze-mo para fora; depois, farás para ti e para teu filho" (1 Rs 17.13). ( ) O profeta era um agente de DEUS, e atendê-lo primeiro significava colocar a DEUS em primeiro lugar. ( ) O texto sagrado afirma que "foi ela e fez segundo a palavra de Elias" (1 Rs 17.15). ( ) Tivesse ela dado ouvidos à sua razão, e não obedecido as diretrizes do profeta, certamente teria perdido a bênção. ( ) O segredo, pois, é colocar a DEUS sempre em primeiro lugar (Mt 6.33). IV. O PODER DA ORAÇÃO 10- Como foi a oração intercessória de Elias? ( ) O texto de 1 Reis 17.1 traz a profecia de Elias sobre a seca em Israel. E, de fato, a seca aconteceu. ( ) Tiago, porém, destaca que a predição de Elias foi acompanhada de oração: "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra" (Tg 5.17). ( ) Novamente o profeta encontra-se diante de um novo desafio e somente a oração provará a sua eficácia. ( ) O filho da viúva morreu e Elias toma as dores da pobre mulher, pondo-se em seu lugar e clama ao Senhor (1 Rs 17.19,20). DEUS ouviu e respondeu ao seu servo. 11- Como foi a oração perseverante de Elias? ( ) Elias orou com insistência (1 Rs 17.21). ( ) Ele estendeu-se sobre o menino três vezes! Isso demonstra a natureza perseverante de sua oração. 12- Por que muitos projetos não se concretizam, ficam pelo caminho? ( ) Porque não são acompanhados de oração perseverante. ( ) O Senhor JESUS destacou a necessidade de sermos perseverantes na oração ao narrar a parábola do juiz iníquo (Lc 18.1). ( ) É com tal perseverança que conseguiremos alcançar nossos objetivos. CONCLUSÃO 13- Complete: A __soberania__ de DEUS sobre a história e sobre os povos e o seu cuidado para com aquele que o __teme__ se revelam de forma maravilhosa no episódio envolvendo o profeta Elias e a sua visita a __Sarepta__. Não há __limites__ quando DEUS quer revelar a sua graça e tampouco há circunstância demasiadamente difícil que possa impedi-lo de mostrar o seu __poder__ provedor. RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm AJUDA CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal. VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD. Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003. ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD. GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA. CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao04-dns-depressaoadoencadaalma.htm
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